top of page

   Por que a Casa Rosa se chama assim, se ela é branca??? 

​

   

Dúvida que um Ifiano de Jacareí levará para o caixão, ou melhor levaria, já que aqui tudo será esclarecido! Venha conosco embarcar nessa nuance de dúvidas cruéis.

​

​

​

​

​

Moradia dos Fogaças

​

   Se você leu o bloco anterior, conheceu um pouco dos Fogaças e foi prometido a revelação de onde eles moravam. Pois bem, eles moravam na.... CASA ROSA.

  Na época, em 1965 para ser mais exata, esse não era seu nome e sim Casa da Chácara Santa Clara, onde a família do Sr. Flávio vivia.

  Hoje, onde é aquele círculo antes do Hall de Entrada, era o Galpão de Materiais do Antonio (ele era um dos filhos do Sr. Flávio e seu apelido era Toninho). O Toninho era engenheiro e todos seus materiais se encontravam nesse galpão.

 

Com uma magia do Google Maps, conseguimos uma foto desse galpão.

Mas, e a Piscina?

​

   A Piscina foi projetada pelo arquiteto Ivo de Morais Pisteco, amigo do Sr. Flávio. A piscina foi construída para o lazer da família Fogaça. 

   Infelizmente, o IF não usa a piscina e ela serve hoje para ajuntamento de folhas ou para fazer uma cena de terror.

Quartinho de Escravos

​

  Aquela casinha que fica perto da piscina e da Casa Rosa era um quartinho de escravos. Kkkk, só rindo mesmo para não chorar.

   Isso não passa de um mito sem cabimento. Gente, olha só, a Casa Rosa (que era moradia dos Fogaças) foi construída em 1965, nessa época não havia mais escravidão. 

​

  MAS QUE RAIOS É ESSE LUGAR ENTÃO? Simples, é um banheiro fora da casa. 

 QUÊ? POR QUE ELES TERIAM UM BANHEIRO FORA DA CASA? Uai, porque  gente com dinheiro sempre quer ter essas coisas. E por outra razão lógica: trocar de roupa antes ou depois de usar a piscina.

​

 Então, pelo amor do espírito sofredor Ifiano, nada de continuar achando que ali era um quartinho de escravo. -até porque a época de Barão nesse terreno antecede bem a família do Sr. Flávio, quem ler a Parte II da Lenda entendeu a referência.

​

Chegou a hora de desvendar o maior enigma dessa casa:

​

Por que ela é chamada de Casa Rosa sendo que na verdade ela é branca?

  Ô dúvida cruel essa... o pior é que sempre inventam algumas teorias da conspiração. Algumas delas bem absurdas, por exemplo a que o cara era daltônico e por isso nomeou a casa assim.

  Outra teoria que por um tempo o grupo desenvolvedor desse projeto acreditou, foi que a Casa Rosa era o lugar para as reuniões do movimento feminista de Jacareí. Essas reuniões aconteciam bem antes da construção do IF e por isso o nome Casa Rosa. Foi pura ilusão, pois a origem desse nome envolve mulheres, mas não nesse sentido.

  Tudo começou quando o IF estava sendo construído, eles viram a casa e como ela não podia ser derrubada, planejaram aproveita-lá de alguma forma.

  Então, como durante os anos de 2007 até 2010 o governo tinha um programa chamado Mulheres Mil, o pessoal envolvidos com o IF de Jacareí pensou em usar a Casa para esse programa.

 

De acordo com o site do MEC: 

​

O Mulheres Mil foi implantado, inicialmente, como Projeto Piloto, com o objetivo de promover a inclusão social e econômica de mulheres em situação de vulnerabilidade, a fim de permitir a melhoria do seu potencial  de mão de obra, bem como as suas vidas e de suas famílias.Executado inicialmente em 12 estados das regiões norte e nordeste  do país, foi idealizado por meio de uma parceria com a Association of Canadian Community Colleges (ACCC) do Canadá, em 2007.

​

Programa passou a ofertar cursos profissionalizantes às mulheres em situação de vulnerabilidade social. São cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), com carga horária mínima de 160 horas que atende um público específico de mulheres, utilizando uma metodologia específica, que privilegia temas como direitos e deveres das mulheres, empreendedorismo, economia solidária, saúde, elevação da autoestima, entre outros, buscando promover a inclusão produtiva, a mobilidade no mercado de trabalho e o pleno exercício da cidadania.

​

O programa é executado pelas unidades da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica.

 

  Resumindo, esse programa oferta cursinhos para mulheres com baixas condições financeiras, e nesses cursinhos ela se profissionalizam para trabalhar por conta própria ou para entrar em algum lugar, com isso teriam uma renda melhor para se sustentar e também sustentar a família. 

  Desse modo, a Casa Rosa seria o lugar para ser ensinado esses cursinhos, ela até mesmo sofreu algumas reformas exatamente para esse projeto. Alguns cursinhos que o campus iria oferecer são: Manicure, Cabeleireira e Maquiagem.

  Para dar um nome ao lugar, escolheram chamar de Casa Rosa, relacionando a cor Rosa a essas mulheres que fariam parte desse projeto. Eles iriam até mesmo pintar a casa para se adequar ao nome.

  Porém, por alguns motivos, o projeto não foi para frente. O que ficou foi o nome e as teorias que surgiram através dele.

   Se surpreendeu com o motivo do nome da Casa Rosa? É uma pena que esse projeto Mulheres Mil não deu certo... Mas não é a primeira coisa que planejam para o Campus que não dá certo. Por exemplo:

Você sabia que nas plantas iniciais estava planejado que o Campus teria um Anfiteatro? 

Todavia, isso também não saiu do papel. Confira mais sobre isso no próximo bloco: Construção do IFSP.

​

​

​

​

​

bottom of page