top of page

   Nos blocos anteriores, foi dito que o terreno do IF, assim como os demais terrenos do bairro Jd. América, pertenciam ao Sr. Flávio Fogaça de Almeida. Mas, como o terreno foi parar com a Prefeitura de Jacareí? O IF teria um Anfiteatro? Por que a Casa Rosa não foi demolida?

  Essas dúvidas serão esclarecidas ao decorrer desse bloco.

 

  

Hipóteses 

​

  Como foi escrito no bloco da Família Fogaça, o Sr. Flávio e o seu filho tiveram mortes trágicas, e não se obteve nada sobre a morte da sua esposa e seus outros dois filhos deles.

   Há algumas especulações que dizem que a esposa do Sr. Flávio, a Mary, morreu de desgosto. E o Antonio morreu em um acidente no trabalho e a única que ainda está viva é a Clarisse, a única filha do casal, ela estaria morando em Santos atualmente. Outras especulações dizem que todos morreram, não ficando nenhum herdeiro da família.

   Mas, também há pessoas que falam que a família tinham certos problemas impositivos, e por esses problemas partes do terreno foram tomadas pouco a pouco, sendo a primeira parte perdida a área da escola Lamanna.

   Com isso, tem-se duas hipóteses: 

    1ª Hipótese - O terreno ficou com a prefeitura de Jacareí pois não havia mais herdeiros.

    2ª Hipótese - O terreno foi tomado pela Prefeitura pelos problemas que a família tinha.

 

     Não sabemos qual hipótese é a verdadeira, porém, muitos se arriscam na 2ª hipótese.

​

LEMBRANDO QUE SÃO APENAS ESPECULAÇÕES, E NÃO A VERDADE ABSOLUTA.

​

     O essencial para compreender a história é saber que o terreno foi para as "mãos" da prefeitura.

Expansão e Doação

​

  Mas, não foi no mesmo dia em que a prefeitura tomou posse desse terreno e já foi construído o IF não. Demorou alguns longos anos, hoje onde fica o Campus, era apenas um lugar abandonado com muita mata.

   Com a magia do Google Maps, conseguiu-se uma imagem que ilustra o que foi escrito no parágrafo anterior.

 

 

​

​

 

Plantas

​

   Falando em planejamento, durante o desenvolvimento desse projeto, conseguiu-se as plantas desenvolvidas do Campus. O arquivo está em PDF, mas para visualizar melhor no site, foi tirado prints e anexado. Os prints foram divididos em: visão total (primeiro), e depois as partes da mesma planta só que com mais zoom para que se veja com mais clareza. 

  O Campus faz parte do Projeto de Expansão (2011/2012) da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, isso está escrito no próprio site de Campus. Então, o terreno de 30.770,03 m² foi doado pela prefeitura para a construção do IFSP em Jacareí.  

  No dia 9 de março de 2010, o Projeto de Lei N.º 03 decretava a doação do terreno para a construção do IFSP - Jacareí, assinado pelo prefeito da época, o Hamilton Ribeiro Mota.

Planta do Térreo 

Planta do 1º Andar 

Planta do 2º Andar 

​

​

 

 

 

Pessoas envolvidas

​

   Foram várias as pessoas que se envolveram com o projeto e construção do campus, todas com as devidas formações e conhecimentos, dentre elas: arquitetos, engenheiros  e técnicos de edificações. Os nomes são vistos nas plantas colocadas acima, os profissionais são:

Engª. Cintia Gonçalves;

Téc.º. Wellington Lima;

Téc.º. Gabriel Augusto;

Téc.ª Tatiana D. Abreu;

Arqº. Alexandre Kenchian;

Engº Paulo Taboza,

Rubens Ciasca e

Engº Edilson Bueno.

​

​

Processo de Construção

​

   O campus foi construído em 4 anos, nesse tempo está incluso todo o planejamento e construção física. Sendo entregue em 2014, com a inauguração.

    Acompanhe algumas imagens conseguidas através de pesquisas no Google que mostram um pouco desse processo.

Com a ajuda da magia do Google Maps conseguimos um antes e depois do terreno. Confira abaixo, passando o mouse nas imagens.

​

Com uma ajuda do TI e da Biblioteca, conseguiu-se algumas fotos do campus por dentro após a construção já com algumas mobílias, elas estão logo abaixo:

Planejamentos que não deram certo

 

   Nem tudo são flores, há uma série de fatores que possam fazer algo não dar certo, como por exemplo: a desistência da prefeitura em um certo projeto ou a falta de verba, e um deles prejudicaram a presença do Anfiteatro no campus.

​

   MAS NAS PLANTAS DISPONIBILIZADAS TINHAM ANFITEATRO, NÃO TINHAM? Sim, tinham, caro enigmático. Tanto que na planta do 1º andar como no do 2º andar estava previsto um anfiteatro, mas, ambos espaços são hoje o auditório e a sala de projetos respectivamente.  Mas, o anfiteatro que foi referido, originalmente ele seria construído onde hoje é aquele círculo vazio e sem vida na entrada do IF. 

    O que aconteceu foi que no meio do projeto, a prefeitura desistiu ou o dinheiro acabou, e  dessa maneira o anfiteatro apenas ficou em nossos sonhos.

​

  Outro projeto que não deu certo foi a Casa Rosa ser usada para o Programa Mulheres Mil, isso foi explicado no bloco anterior. 

​

    ENTÃO, POR QUE A CASA ROSA NÃO FOI DEMOLIDA? Nossa, leitor sem coração, ela faz parte do patrimônio histórico do campus. E apesar dela ser bem esquecida atualmente, alguns arquitetos querem reformá-la para a deixar como era antigamente, bem interessante, não é mesmo? 

​

   Mas, o que não custa sonhar é a utilização da piscina que se localiza perto da Casa Rosa, o campus não o utiliza por falta de verba, pois ele precisa  passar por reformas e manutenções devidas. Ser Ifiano também é ser iludido, quem sabe...um dia aquela piscina poderá estar repleta de água com alunos se divertindo nela, quem sabe? 

  Campus construído, mas quando inaugurado? Quando as atividades educacionais se iniciaram? Cadê as fotos?  Tudo isso no próximo bloco: Inauguração.

​

​

​

bottom of page