top of page

   Não importa quais são as atividades que você realiza no IFSP - Jacareí, uma coisa é certa: em algum lugar você já viu ou ouviu algo sobre a Família Fogaça. O nome da rua da instituição é Antonio Fogaça de Almeida, isso sem contar o Residencial Fogaça que é seu vizinho de fundo.

​

   Mas afinal, quem era essa Família Fogaça? Por que existem tantas as ruas do bairro que possuem o sobrenome Fogaça? Qual é ligação dessa família com o IF?

​

   Calma, isso tudo será esclarecido agora. Prepare-se, está na hora de você ficar doido com tantos nomes iguais.

​

​

​

​

​

​

​

   Como pode ser visto do esquema acima, o Fogaça de Almeida mais antigo que se teve registros foi o Antonio Fogaça de Almeida que casou com a Ana Rosa Correia. Ele é considerado o Pai do Clã, porém não conseguimos informações sobre seu nascimento nem de sua esposa Ana.

   Eles tiveram 7 filhos:

        1º Filho:   José Fogaça de Almeida, nasceu dia 5/08/1827 - SarapuíSP.

​

2º Filho:   Guilherme Fogaça de Almeida, nasceu dia 30/01/1842 - não se sabe o local.

​

3º Filho:   Pedro Fogaça de Almeida, nasceu dia 19/12/1844 - SarapuíSP.

​

4º Filho:   Martiniano Fogaça de Almeida, nasceu no dia 16/12/1852 - SarapuíSP.

​

5ºFilho:    José Manoel Fogaça de Almeida, nasceu dia 28/05/1855 - SarapuíSP e morreu dia 6/06/1911

​

6º Filho:   Manoel Fogaça de Almeida, nasceu dia 17/09/1857 - SarapuíSP

​

7º Filho:   Joaquim Fogaça de Almeida, nasceu dia 18/12/1861 - SarapuíSP.

​

​

    O 7º Filho, Joaquim Fogaça de Almeida (avó do Sr. Flávio), casou-se duas vezes, mas não foram obtidas muitas informações sobre a 1ª esposa, apenas seu nome: Maria Gomes de Oliveira, não sabemos se ambos tiveram filhos. Já sua 2ª esposa se chamava Emília Leonel Ferreira Brisola, nascida no dia 12/10/1853 - ItapetiningaSP. 

   Joaquim Fogaça de Almeida e Emília Leonel Ferreira Brisola tiveram 5 filhos:

​

 1º Filho: Rui Fogaça de Almeida, batizado ainda criança no dia 17/05/1863 -  SarapuíSP.

​

 2º Filho: José Fogaça de Almeida, nascido no dia 27/09/1884 -  Itapetininga, SP.

​

 3º Filha: Anna Fogaça de Almeida, nascida dia 15/12/1885 - não se sabe o local.

​

4º Filha: Maria Fogaça de Almeida, nascida dia 02/07/1887 - não se sabe o local.

​

5º Filho: Antonio Fogaça de Almeida, nascido no dia 22/01/1889 - ItapetiningaSP

​

 

    O 5º Filho, o Antonio Fogaça de Almeida (pai do Sr. Flávio) se casou com Clara Queiroga (mãe do Sr. Flávio), e tiveram 3 filhos:

​

Cincinato Fogaça de Almeida, sem informações sobre seu nascimento.

​

Joaquim Fogaça de Almeida Neto, nasceu dia 13/05/1916 e morreu no dia 13/10/1975 - ItapetiningaSP.

 

E finalmente no dia 29/03/1918 em ItapetiningaSP nascia o Sr. Flávio Fogaça de Almeida, aquele que virou a conexão entre o IFSP e a

família Fogaça.

​

​

   Assim, como seu avô, o Sr. Flávio Fogaça de Almeida também casou duas vezes, entretanto, também não foram obtidas informações sobre sua primeira esposa. Em algumas fontes foi dito/visto que o nome de sua primeira esposa era Olga e ambos tiveram uma única filha chamada Clarisse, em outras fontes o nome da esposa era Clara e não tiveram filhos, sendo Clarisse do segundo casamento, ficando o mistério do 1º Casamento.

   A esposa do 2º casamento se chamava Mary Farias Penteado, nascida na cidade de São Paulo, porém não conseguimos os registros da seu  nascimento. O Sr. Flávio e a Mary tiveram 3 filhos:

​

Clarisse Fogaça de Almeida - sem informações sobre seu nascimento.

Antonio Fogaça de Almeida (Toninho) - sem informações sobre seu nascimento. 

Flávio Fogaça de Almeida Filho (Flavinho), nascido em Jacareí - SP no dia 07/12/1967.

​

   Sim, seu último filho nasceu em Jacareí, pois nessa data o Sr. Flávio já havia comprado o terreno, e sua família já moravam na casa construída.

   Descobrimos que o Sr. Flávio quase não parava nessa casa, pois seu trabalho exigia muitas viagens, ele era corretor de imóveis. E ele tinha um outro terreno em Ilha do Cardoso-SP.

 

 

Sr. Flávio e sua intenção para o Bairro

​

    A casa em que eles moravam vocês logo saberão onde era. Como sabem, o terreno do Sr. Flávio era praticamente o atual Jardim América, sua intenção era transformar o lugar de uma tal maneira para ser um um bairro desenvolvido, parecido com aqueles de São Paulo.

    Essa intenção era tanta, que algumas árvores do atual bairro foi ele que plantou, e conservou as outras que já haviam em seu terreno. Além de vender partes de seu terreno para várias pessoas do bairro. Mas, outras  pessoas dizem que perdeu partes de seu terreno por outros motivos. 

    De um jeito ou de outro, ele cedeu ou perdeu uma parte de seu terreno para a construção do Lamanna.

​

​

Estudos de Flavinho 

​

   Falando sobre o Lamanna, a escola foi inaugurada em 07/01/1983, então de alguma forma o Sr. Flávio doou uma parte de seu terreno para ser a escola ou a Prefeitura tomou aquela área.

   Mas o ponto é o seguinte, um de seus filhos estudou lá, e adivinhe quem foi. Se você pensou no Flavinho, está corretíssimo(a) -tu tinha que acertar, está no título!

   Ele estudou em várias escolas de Jacareí, como Barão (em 1975) e Carlos Porto (em 1976). Ele acabou repetindo pelas notas baixas.

   Falam que ele era bem Playboy, usou drogas e tinha até mesmo uma pista de Motocross no terreno de seu pai, na região hoje onde fica o novo SENAI e o Residencial Fogaça. Se isso realmente é verdade, e se o leitou acredita em carma, verá que ele teve um fim bem trágico.

 

 

Mistérios e Mortes

​

   Por algum mistério -ou não, quem ler a Lenda do Habitante que está nesse site, entenderá a referência-  Flávio e Flavinho tiveram mortes horríveis. Sr. Flávio morreu de um ataque em seu coração. E Flavinho morreu ainda jovem, com seus 18 anos de idade, em um acidente de carro na volta da serra, no carro estava ele e mais alguns amigos do Lamana, morreram todos no acidente.

   Não necessariamente é um mistério, pode ser apenas coincidências, acasos do destino. Quem decidirá é você, caro leitor enigmático.

​

 

 

   

   Mas, onde ficava a casa deles? E sobre os outros filhos (Antônio e Clarisse)? E a esposa do Sr.Flávio? E a piscina da escola, ela tem relação com eles? 

   Calma, as informações são poucas. As mulheres dessa família são como incógnitas, nada se sabe delas. De fato, tudo é bem dificultoso de saber, todavia, nós não somos o grupo F.B.I à toa, -não é apenas pelas siglas significarem Federação das Baixinhas Invocadas - estamos em uma missão e vamos desvendar a História da nossa segunda -na verdade, primeira - casa.

   A propósito no próximo bloco, será a vez da Casa Rosa ser explorada. Confira e tire essa dúvida cruel sobre a Casa Rosa ser chamada assim, sendo que é branca, além disso você saberá onde os Fogaças moravam - SPOILER ALERT: começa com Ca e termina com sa.

   Conexão entre a Família Fogaça e o IFSP - Jacareí

   

   O Sr. Flávio Fogaça de Almeida é a ligação entre o Campus e a Família Fogaça, pois foi ele quem comprou o enorme terreno onde está localizada a Instituição. Este terreno era, praticamente, toda a área do atual bairro Jardim América e, para você ter uma ideia da dimensão desta área, ela contemplava  o IFSP, o novo SENAI, a Escola Estadual Dr. João Victor Lamanna, o Colégio e a Igreja Adventista de Jacareí, a Escola Lopes & Lopes e Lopes & Lopes Kids, além das casas vizinhas.

   Dessas organizações, apenas o Colégio e a Igreja Adventista, a Escola Lopes & Lopes e a Escola Estadual Dr. João Victor Lamanna estavam construídas quando a Família Fogaça morava aqui.

   

​

​

​

​

   Mas afinal, quem foi o Sr. Flávio Fogaça?

   

   Com base nas pesquisas realizadas, foi descoberta a Árvore Genealógica do Sr. Flávio Fogaça, devido algumas informações bem escassas não sabemos ao certo o nome da sua primeira esposa e nem sabemos se eles tiveram filhos ou não, por isso a Árvore Genealógica a seguir é algo aproximado da genealogia da Família Fogaça até chegar no Sr. Flávio e os seus filhos.

​

​

​

​

bottom of page